Cliente; do contato ao acompanhamento

A criação de um vínculo forte com o cliente é um dos segredos para o sucesso de uma negociação. O acompanhamento, ou follow up, é um procedimento que exige dedicação por parte do vendedor ou executivo de contas, mas que, se bem executado, pode garantir mais do que a venda do momento. A tendência é que a atenção dispensada ao cliente leve a uma fidelização, o que fará com que o corretor seja lembrado para futuras negociações.

São muitas as táticas que podem ser adotadas. A preocupação primordial é não se tornar inconveniente. Nem tampouco repetitivo. A cada contato com o cliente, o vendedor deve se certificar de que tem um fato novo a apresentar. Outro ponto fundamental é sempre se mostrar disponível para sanar qualquer dúvida do cliente. O bom vendedor também deve retornar rapidamente uma ligação. Nesses pequenos gestos, o profissional mostra o quanto o cliente é importante para ele.

Atualmente, com o advento e a popularização das novas tecnologias, as possibilidades de contato se tornaram mais amplas. O e-mail é uma plataforma que pode ser bem eficaz, assim como o WhatsApp.

Essas ferramentas de comunicação, são excelentes meios para informar o cliente sobre novas oportunidades e novos pontos de veiculação dentro da rede ou mesmo passar dados a respeito da região de preferência dele, como fluxo de pessoas, número de telas por ponto ou mesmo informações de público alvo. O fundamental é que, de fato, essas informações tenham alguma utilidade prática para o cliente, o o ajude na tarefa de decisão. Enviar apenas propaganda fará com que o interessado pare de ler os e-mails ou até mesmo lhe bloquei nos dispositivos.

O acompanhamento do cliente será tão eficiente quanto maior for a quantidade de informações disponíveis. Portanto, um follow up bem-sucedido começa desde o primeiro bate-papo. O vendedor ou executivo de contas deve possuir sensibilidade para traçar um perfil do cliente, baseando se não só no que ele diz, mas também naquilo que muitas vezes não é falado. Desse modo, quando houver contato com o cliente, este não se sentirá apenas mais um na lista, pois o envio de informações será feito de forma bem específica.

O vendedor bem-sucedido sabe que o acompanhamento não termina com a conclusão do negócio. Manter o contato não é importante apenas para futuras vendas para esse mesmo cliente. Fazer com que seu nome seja sempre lembrado pode render preciosas indicações de um cliente satisfeito, ampliando a rede de contatos e, consequentemente, a chance de fechar novos e bons negócios.

Faça sempre uma limpeza e organização da sua lista de clientes, e veja o quanto você precisa ativa-la para ter mais resultados, seja um profissional presente e ponderado e boas vendas.

Fonte: Adaptação do texto original: Acompanhamento de clientes: Uma tática fundamental

 

Conhece a Indoor Channel?

Saiba mais

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*