Gastar ou Investir em propaganda e comunicação?

O grande desafio dos pequenos e médios empresários é planejar sua comunicação e saber exatamente quanto e como gastar, (ops, gastar não, vamos mudar isso, aqui você não gasta, você investe).
Saber a diferença entre gastar e investir é o primeiro passo para você mudar seu conceito de como fazer a melhor comunicação da sua empresa. Pois investir em comunicação é o mesmo que investir no retorno e no lucro da sua empresa, e você já sabe, gastando você não aumenta seus lucros, investindo sim.
Sabemos que toda empresa tem gastos, custos, despesas e investimentos. E a propaganda e comunicação deve estar na lista de investimentos exatamente por esses motivos.
Gastos: são todos os dispêndios ou saídas de dinheiro da empresa que não irão gerar retorno financeiro ou em serviços que favorecem o funcionamento da empresa.
Exemplos: Perda de mercadorias, prejuízos e perdas de dinheiro planejado errado.
Custos: são os valores dedicados aos serviços ou produtos que permitem o giro e o funcionamento da empresa. Na industria, os custos estão ligados a produção, já no comércio varejista, custos são utilizados para adquirir, gerir, armazenar e tratar mercadorias. Em Serviços, os custos, são tudo aquilo que a empresa custeou para produzir o serviço final.
Exemplos: Reposição de mercadorias, pagamento de funcionários, mensalidades de sistemas de operação, impostos, comissões, fretes e etc.
Diferente do gasto, o custo é preciso para fazer a empresa girar e vender.
Despesas: são os valores utilizados para manter a parte administrativa da empresa, é um valor que não gera necessariamente lucro, e sem ele é possível manter a empresa, porém, esses valores ajudam a manter a organização e o sistema administrativo funcionamento em função do lucro da empresa. Mesmo sem possuir relação direta com as vendas, as despesas são importantes para os administradores.
Exemplos: Material de escritório, salário dos sócios, aluguel do ponto, telefone, internet, água, luz dentre outros.
Investimento: é a parcela de dinheiro investida com objetivo de aumentar a receita ou melhorar a imagem da empresa, esses investimentos sempre tem como foco final melhorar o desempenho e o lucro da empresa, investimento sempre tem intenção de retorno.
Exemplos: Compra de maquinas, comunicação e propaganda, reformas.
Espero que agora você nunca mais gaste com propaganda, o ideal mesmo é fazer um bom investimento e esperar o retorno. Não se esqueça de fazer um planejamento antes, não saia investindo o dinheiro que sua empresa não tem.

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